Ana Flávia Patrus atua no mercado jurídico desde 2004. Ainda na faculdade, participou de projeto de extensão, compondo a equipe liderada pela então Professora Carmen Lúcia Antunes Rocha, atual ministra do STF.
Nos primeiros anos da sua carreira, teve a grata oportunidade de trabalhar com o saudoso Professor Carlos Pinto Coelho Motta, com quem atuou em projetos importantes, como a licitação da linha verde no Estado de MG e a Parceria Público-Privada (PPP) de resíduos sólidos do Município de Belo Horizonte.
Além disso, prestou consultoria em licitações e contratos para várias empresas e órgãos públicos, bem como atuou na defesa de agentes políticos perante vários dos Tribunais de Contas espalhados pelo Brasil.
Em enriquecedora passagem pelo escritório do Professor José Alfredo de Oliveira Baracho Júnior, ampliou ainda mais sua experiência, trabalhando em processos envolvendo precatórios, licitações e contratos, entidades do terceiro setor, bem como em defesas de servidores públicos em processos disciplinares.
Sob a orientação do Professor Álvaro Ricardo de Souza Cruz defendeu sua dissertação de mestrado em 2007, sendo aprovada com nota máxima. A partir de então, começou a lecionar Direito Administrativo em cursos de graduação, pós-graduação e preparatórios para concurso público, de várias instituições de ensino, com destaque para o Instituto de Educação Continuada, a Fundação João Pinheiro e a Saraiva Educação.
Em 2009 abriu seu escritório de advocacia, prestando consultoria na área de licitações e contratos a empresas dos ramos de engenharia, vigilância, limpeza e conservação, produtos alimentícios, produtos hospitalares, softwares etc.
Foi assessora jurídica na Procuradoria-Geral do Município e, sob a liderança do Dr. Marco Antônio Teixeira Rezende e da Professora Cristiana Fortini, atuou, especialmente, na análise da legalidade de editais e processos licitatórios. Naquela oportunidade, trabalhou, ainda, em importantes processos de concessões comuns e PPPs, com destaque para a 1ª PPP na área de educação do Brasil, quando, além de acompanhar todo o projeto estruturado com o apoio do Banco Mundial, por meio do International Finance Corporation – IFC, foi Presidente da Comissão de Licitação.
Residente nos Estados Unidos de 2013 a 2015, lá concluiu seu L.LM pela Universidade de Houston, bem como curso em mediação e arbitragem, pela mesma universidade.
No retorno ao Brasil, foi convidada pelo então Procurador-Geral do Município Dr. Rúsvel Beltrame Rocha, para o cargo de Procuradora-Geral Adjunta, quando acompanhou o contrato da PPP do Hospital Metropolitano, além de ser a responsável pela aprovação da grande maioria dos editais de licitações publicados pelo Município de Belo Horizonte na época.
Foi advogada especialista na Usiminas, onde atuou em processos de arbitragem, contratos públicos e internacionais. Atuou como advogada corporativa na Nexus Vigilância Ltda., onde atualmente presta consultoria na área de licitações e contratos públicos.
Em 2018 foi convidada pela Professora e Procuradora do Estado de Minas Gerais Raquel Carvalho para participar do projeto “Direito Administrativo Pé na Estrada” (pro bono), contribuindo com esclarecimentos sobre o complexo mundo dos contratos públicos.
Em 2020 estruturou a área de Infraestrutura e Contratos Públicos na Andrade Silva Advogados, de quem atualmente é parceira em projetos relacionados com concessões de serviços públicos, licitações e contratos administrativos.
Em 2022 reativou o seu escritório de advocacia, fundado em 2009, resgatando o relacionamento com antigos clientes e trazendo sua bagagem de experiências acumuladas como diferencial agregador de valor aos serviços prestados.
Ao longo de quase 20 anos de atuação no mercado jurídico, Ana Flávia ministrou palestras em vários congressos, além de ter escrito artigos jurídicos sobre temas relacionados às licitações, contratos e serviços públicos.